7 Erros na reprodução das calopsitas.


Todo mundo quer ter a experiência de ver os filhotinhos nascendo e crescendo. Eles são fofos e essa fase da vida da calopsita é a ideal para amansar, criar o pássaro fora do viveiro e ensinar vários truques. Porém, todos os dias as pessoas me mandam mensagens relatando que suas calopsitas não reproduzem. Existem uma série de motivos que podem estar impedindo suas calopsitas de terem filhotes, por isso fiz essa lista com 7 erros que podem estar acontecendo com você.





   1. Seu casal não é um casal
Diferente do periquito australiano, pode ser bem difícil diferenciar o sexo da sua calopsita. Algumas mutações simplesmente não apresentam diferenças entre machos e fêmea, nesses casos, é recomendado fazer a sexagem por DNA, que é baratinha, só pesquisar na internet, mas em breve farei um post com dicas para descobrir o sexo da sua ave.



   2. Idade da calopsita
Calopsitas só podem começar a reproduzir depois de um ano e mesmo assim o recomendo é que se espere um ano e meio para deixar o pássaro reproduzir.



   3. Pouco espaço
A gaiola/viveiro deve ter espaço para um casal e seus filhotes viverem confortavelmente. Lembre-se que em uma ninhada, suas duas calopsitas facilmente virarão 7 ou até mais...


  4. Ninho Inadequado
É muito fácil encontrar ninhos específicos para calopsitas nos petshops. Geralmente custam cerca de 20 reais, então não coloque uma caixa de papelão no viveiro, compre um ninho decente.


  5. Lugar muito agitado
O espaço das calopsitas deve ser calmo, principalmente se você pretende que elas se reproduzam. Lugares com grande circulação de pessoas, crianças e outro animais, assustam as aves, tornando o ambiente extremamente estressante. Outro detalhe: Não mova a gaiola, escolha um local sossegado onde pegue sol de manhã e que não tenha fortes correntes de ar. Ao anoitecer, tampe a gaiola com um pano ou uma lona.


   6. Falta de nutrientes
Calopsitas precisam estar com a saúde perfeita para reproduzir, por isso é importante que não lhe falte nutrientes. Além da mistura de sementes, é importante fornecer couve pelo menos três vezes por semana, farinhada e pedras de cálcio de vez em quando.


7. As aves não se gostam
Você chegou até aqui e concluiu que está tudo certo. Seu casal é realmente um casal, estão na idade correta, estão em um viveiro confortável, calmo, com ninho e se alimentando bem. Bem, talvez os dois pássaros simplesmente não se gostem. Acontece, as vezes um é muito arisco e simplesmente não deixa o outro chegar perto. Nesses casos, não tem muito o que fazer, ou você tem paciência e paga para ver, ou substitui o pássaro arisco.


Espero que esse post possa ajudar, caso tenham dúvidas, podem fazer perguntas nos comentários, no instagram ou facebook. Não esqueça de me seguir nas redes sociais:



Gostou? Curta e compartilhe ;) 

Comentários