Minha calopsita pôs um ovo, e agora?

Sua calopsitas colocou um ovo e você quer saber como ter uma ninhada bem-sucedida e tranquila?
 
É normal que ao se deparar com o primeiro ovinho no ninho o criador fique eufórico e aterrorizado ao mesmo tempo, afinal ficamos perdidos, sem ter certeza do que fazer diante da situação.

 Erros no manuseio podem fazer com que a ninhada seja um desastre, por isso preparei essas informações para você.

Então fique tranquilo, é comum que a ansiedade tome conta nesse momento, porém é importante que você saiba respeitar o instinto da sua ave e colaborar para que tudo saia bem.
Com essas informações, você estará preparado para o momento em que suas aves resolverem reproduzir.



Minha ave está sozinha e colocou um ovo, será que eu deixo?

Não. A calopsita perderá tempo cuidando de um ovo que não gerará um filhote, então o mais aconselhável é remover o ovinho. Se sua calopsita possui o hábito de comer ovos cozidos, você pode cozinha-lo e oferecer para sua ave, pelo menos assim, ela repõe os nutrientes perdidos.



Posso mexer no ninho?

Durante o período de reprodução as calopsitas se tornam agressivas por conta do instinto natural de proteger a cria e o território. Ficar mexendo no ninho e nos ovinhos só tornará a ave ainda mais estressada, podendo ocasionar no abandono do ninho.


Então não devo acompanhar a postura?

Deve acompanhar para ver se está tudo certo. Fêmeas podem ficar com ovos presos, os ovos podem ir para o outro lado do ninho ou quebrarem. Você deve acompanhar diariamente seus pássaros, porém sem exageros e sem irritar a ave.

Eu posso mover a gaiola/viveiro de lugar?

Como já foi dito, esse período é extremamente cansativo e estressante para os pássaros, então quanto menos você mexer a gaiola e o viveiro, melhor. O ideal é deixar os pássaros num lugar fixo, onde peguem o sol da manhã, que não tenha fortes correntes de ar e que não haja grande circulação de pessoas e outros animais.


E a alimentação?
O período de reprodução exige mais do pássaro, então é importante oferecer comida abundante, farinhada e couve. Se sua calopsita gosta de beterraba e cenoura, são boas opções, outra dica é investir em algum complexo vitamínico para esse período.



O segredo é não deixar a ansiedade tomar conta, ajude suas aves no que puder, porém respeite o espaço delas. 

Garanto que com essas informações seu pássaro ficará mais tranquilo e as chances de ter uma bela ninhada serão bem maiores!

Boa sorte com seus futuros filhotes!


Comentários